Miomas

- O que é mioma?

Os miomas são tumores benignos localizados no útero e são os mais frequentes do trato genital feminino.

São compostos de tecido muscular e formam nódulos miomatosos que podem ser únicos ou múltiplos e seu tamanho pode ir desde os nódulos pequenos até os de grandes volumes.

- Quais são suas causas?

São sabemos as causas dos miomas apesar dos muitos estudos. Não conhecemos com precisão sua origem e o mecanismo de desenvolvimento. Existem diversas teorias. Sabe-se que são dependentes de fatores hormonais, o que explica sua regressão na menopausa.

- Quais são seus sintomas?

Os sintomas são: sangramentos genital aumentado, dor em baixo ventre ou “no pé da barriga”(cólicas menstruais), aumento do volume abdominal e infertilidade. Podem causar também: anemias, sintomas compressivos como aumento da frequência urinária, retenção de urina, prisão de ventre, compressão dos vasos pélvicos, causando varizes e inchaço nas pernas.

- Há alguma forma de prevenir?

Não, porque não conhecemos com precisão a origem e o mecanismo de desenvolvimento dos miomas.

- Quais são os tratamentos?

​O tratamento deve ser individualizado, porque depende da idade da paciente, sua sintomatologia e o seu desejo reprodutivo. Temos que controlar o crescimento do mioma. Então pode ser conservador através de medicamentos ou cirurgia e definitivo.

​No tratamento conservador medicamentoso podemos utilizar por exemplo: as pílulas anticoncepcionais, as progesteronas, os Anti-inflamatórios Não Hormonais e os análogos do GnRH.

​Existem novas técnicas operatórias mais conservadoras como a Vídeo-Histeroscopia e a Vídeo-Laparoscopia que permitem um curto período de internação e uma recuperação mais rápida às atividades profissionais.

​Os miomas mais volumosos ou de difícil acesso pela Vídeo-laparoscopia serão tratados pela miomectomia( retirada do mioma) abdominal convencional.

​Atualmente dispomos da Embolização das artérias uterinas que constitui um tratamento conservador minimamente invasivo, realizado pelo radiologista intervencionista, com bons resultados.

​O tratamento definitivo é a histerectomia( retirada do útero) sendo ela realizada pela via abdominal, via vaginal ou laparoscópica.

- Eles são mais comuns em alguma faixa etária?

Os miomas estão presentes entre 20 a 30 % das mulheres em idade reprodutiva e em mais de 40 % das mulheres acima de 40 anos.

São raros antes que a menina tenha menstruado e geralmente regridem após a menopausa.

Os estudos demográficos, nos mostram que são mais frequentes de 3 a 9 vezes nas mulheres de raça negra com relação às brancas, sendo também frequentes em mulheres com história de ocorrência de mioma na família.

- Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico geralmente é feito através da história clínica do paciente, do exame ginecológico e complementado por exames de imagem como o Ultra-sonografia pélvica-transvaginal, Ressonância Nuclear Magnética da pelve e alguns tipos de miomas podem ser diagnosticados pela Histeroscopia diagnóstica.