Pílulas contraceptivas

1. A pílula anticoncepcional ajuda a melhorar os casos de cólica? Por que? Como elas agem?

Sim. Porque os anticoncepcionais diminuem a produção das prostaglandinas. Durante a menstruação são liberadas estas substâncias  que causam as contrações uterinas que nos fazem ter cólicas horríveis, a pílula promove a diminuição da produção das prostaglandinas diminuindo as cólicas menstruais.

2. Ela ajuda a prevenir algum tipo de doença ginecológica ou até casos de câncer? Por que? Como elas funcionam para esses casos?

Sim. O uso da pílula anticoncepcional reduz o risco de câncer de ovário,do endométrio e do intestino, reduz o risco de gravidez ectópica, cistos de ovários funcionais,doença inflamatória pélvica, anemia e cólicas e excesso de sangramento durante a menstruação. As pílulas anticoncepcionais orais mamtém os níveis hormonais constantes sem oscilações, porque inibe a ovulação.  Faz com que a mulher se exponha menos aos altos níveis de estrogênio que ela mesma  produz , diminuindo o risco de ter estes tipos de tumores.

Em relação aos cistos ovários como não permite a ovulação estes não são formados. A anemia e os ciclos menstruais mais volumosos são resolvidos, ja que a pílula diminui o fluxo menstrual. A pílula aumenta a viscosidade do muco cervical o que diminui as doencas inflamatórias pélvicas e também a incidência de gravidez ectópica ( fora do útero ).

3. Melhora os casos de espinhas? Por que? Como agem para proporcionar esse benefício?

Sim. Alguns progestágenos contidos na pílula provocam diminuição das lesões inflamatórias e não inflamatórias causadas pelas espinhas através do controle hormonal que diminuem os hormônios  andrôgenos  responsável pela aparição das acnes.

4. Na sua opiniãio, quais as outras vantagens de tomar pílula anticoncepcional?

Outras vantagens: melhora a queda dos cabelos, algumas perdem peso, melhora a memória, o humor porque trata a TPM, a depressão, miomas, alivia os sintomas dolorosos da Endometriose, melhora a aparência da pele que fica mais sedosa, pode melhorar as estrias, diminui a taxa de doenças cardíacas, algumas podem melhorar a libido.

5. Quais efeitos colaterais as pílulas podem provocar? Por que?

Podem provocar cefaléias, náuseas, dor nas mamas, sangramentos vaginais irregulares, diminuição da libido e até depressão, geralmente melhorar após o terceiro mês de uso, pois o organismo está se adaptando aos tipos de hormônios da pílula anticoncepcional.Se mão melhorar a paciente deve retornar ao médico para mudar de pílula.Isso ocorre porque cada paciente responde de uma maneira diferente da outra é por isso que não se deve tomar pílula sem orientação médica.

6. A pílula aumenta as possibilidades de ter trombose? Por que?

Sim. Porque a pílula aumenta nossa capacidade de coagulação do sangue. Em uma pequena parcela das mulheres, principalmente nas mulheres que fumam, com mais de 35 anos, que apresentam predisposição genética. Daí a importância de se consultar com o ginecologista antes de iniciar com este método anticoncepcional.

7. Ela aumenta as chances de ter um AVC, por exemplo? Por que?

Sim. Porque se aumenta a coagulação do sangue desencadeando a trombose que é a formação de coágulos no interior do vaso sangüíneo,  e se a trombose ocorrer no cérebro esta pode levar ao AVC por obstrução do vaso e falta de irrigação nesta região. Se a mulher fumar a nicotina enrijece os vasos sangüíneos e o risco de AVC aumenta em oito vezes.

8.  Pilula engorda? Por que?

Algumas pacientes podem apresentar muita retenção de líquido com uma determinada pílula e desta forma aumentam de peso.

O estrógeno, um dos componentes da pílula pode provocar aumento do apetite. E também tem o efeito psicológico que a paciente usa para justificar o aumento do peso.

9. Também está ligada ao aparecimento de varizes? Por que?

Sim. Por causa das alterações hormonais, dependendo dos níveis de estrógenos  das pílulas, se forem altos, aumentam a chance de varizes, pois alteram o funcionamento das válvulas que ficam no interior das veias. Estas válvulas insuficientes deixam as veias doentes formando as teleangiectasias( vasinhos).

10. Ela diminui o desejo sexual na mulher? Por que pode provocar esse sintoma?

Pode provocar a diminuição da libido em algumas pacientes porque como bloqueiam a ovulação, acabam diminuindo a testosterona que é um hormônio responsável pelo desejo sexual. Além disso, a pílula pode diminuir a lubrificação vaginal e causar muito desconforto nas relações sexual.

11. Como escolher a melhor opção?

Esta escolha vai se orientar após consulta médica, onde a paciente será examinada, solicitados exames complementares e diagnósticos, verificando os históricos pessoais e familiares, e fazer retorno  após o uso de 3 meses para se avaliar os benéficos e os riscos. Desta forma, podemos continuar ou trocar de pílula.

12. Saiu uma notícia (Agência Nacional para Segurança de Medicamentos e produtos de saúde da França) dizendo que a pílula anticioncepcional mata 20 mulheres por ano. Parece que uma menina jovem, 25 anos, teve um AVC e disse que aculpa era do contraceptivo. Isso realmente pode acontecer? Por que?

Sim, pode acontecer em um numero pequeno de mulheres, que tenham predisposição genética, que fumam, idade maior que 35 anos. A pilula aumenta a coagulação do sangue o que pode aumentar a chance de trombose e AVC. Desta forma, saliento a importância de visitar o ginecologista, realizar exames periódicos, e avaliar cuidadosamente os riscos e benefícios para cada caso para o uso dos anticoncepcionais.